Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

★Saiba a diferença entre educação especial e educação inclusiva.★


Para que a educação seja realmente uma realidade no qual todos aprendam o verdadeiro sentido de se tornar um cidadão pleno, antes temos um ideal que é o de elevar o conhecimento cultural a todos, sem exceção. Isso inclui, é claro, os portadores de necessidades especiais. Mas, antes, temos que esclarecer o que é educação especial e educação inclusiva.

Educação especial

Almeida (Abril-2002 Revista Pedagógica), nos da uma idéia da verdadeira educação especial, seguindo os referenciais teóricos e práticos da educação.

Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades e, que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado.

A educação especial se trata de uma educação voltada para os portadores de deficiências, como deficiências auditivas, visuais, intelectual, física, sensorial, surdocegueira e as múltiplas deficiências.

Para que esses educandos tão especiais possam ser educados e reabilitados, é de extrema importância a participação deles em escolas e instituições especializadas. E que eles disponham de tudo o que for necessário para o seu desenvolvimento cognitivo.

A Classe Especial é uma sala de aula preferencialmente distribuída na educação infantil e ensino fundamental, organizada de forma a se constituir em ambiente próprio e adequado ao processo ensino/aprendizagem do educando portador de necessidades educacionais especiais.

Na Classe Especial tentamos encontrar caminhos e meios facilitadores para a aprendizagem dos educandos com necessidades educacionais especiais, através de uma política de ação pedagógica, recursos educacionais mais individualizados e conta com o professor especializado.

A educação especial faz parte de "um todo" que é a educação, e ter o seu valor reconhecido é de fundamental importância para que os educandos tenham seu crescimento e desempenho educacional satisfatório.

Educação inclusiva

A educação inclusiva é uma educação voltada de TODOS PARA TODOS onde os ditos "normais" e os portadores de algum tipo de deficiência poderão aprender uns com os outros. Uma depende da outra para que realmente exista uma educação de qualidade. A educação inclusiva no Brasil é um desafio a todos os profissionais de educação.

O conceito de inclusão é:

- atender aos estudantes portadores de necessidades especiais na vizinhança da sua residência.
- propiciar a ampliação do acesso destes alunos às classes regular.
- propiciar aos professores da classe regular um suporte técnico.
- perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes.
- levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças portadoras de deficiência.
- propiciar um atendimento integrado ao professor de classe comum do ensino regular.

O conceito de inclusão não é:

- levar crianças às classes comuns sem o acompanhamento do professor especializado.
- ignorar as necessidades específicas da criança.
- fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades.
- extinguir o atendimento de educação especial antes do tempo.
- esperar que os professores de classe regular ensinem as crianças portadoras de necessidades especiais sem um suporte técnico.

A educação inclusiva tem de atender esses educandos com qualidade, mas tem que dar condições e especializações aos profissionais, para que os objetivos e o desenvolvimento aconteçam.

Percebemos ao longo da história e, também na atualidade, que a maioria dos profissionais envolvidos na educação não sabem ou desconhecem a importância e a diferença da educação especial e educação inclusiva.

Primeiramente, quando descobrimos uma determinada deficiência em uma pessoa ela deveria ser encaminhada aos profissionais especializados: psicólogos, neuropediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e pedagogos especializados, entre outros. Isso é de extrema importância para o desenvolvimento físico e também cognitivo desse educando tão especial.

Segundo Sá (http://www.espacoacademico.com.br/ julho de 2002), a educação destas pessoas tem sido objeto de inquietações e constitui um sistema paralelo de instituições e serviços especializados no qual a inclusão escolar desponta como um ideal utópico e inviável. Para autora, o sujeito com deficiência é um "aluno especial", cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição física, sensorial ou intelectual.

Mudando a postura e as concepções por parte de nós educadores, consideramos as diferenças como sendo atributos naturais da humanidade.

Saiba mais em: http://www.fraterbrasil.org.br/uma_reflexao_sobre_a_educacao_es.htm

7 comentários:

  1. Oi Michele como vai? É o Fábio (curso tutoria unesp). Sou blogueiro de carteirinha a muito tempo, tenho um blog só com brincadeiras enviadas por amigos/alunos www.blogzanzando.blogspot.com
    Se puder ajudar me avise.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Michele
    Como vai?
    Adorei o seu Blog,principalmente porque trata de um assunto que eu entendo bem:a Educação Especial,pois trabalho na APAE a muito tempo.Entender bem é uma utopia,pois o cérebro humano é sempre uma incógnita.Que legal a foto que você colocou das duas Andréias e da Carolina.Foi por ocasião da apresentação das meninas no NAPA?
    Olha,você precisa me ensinar a fazer um blog tão legal quanto o seu.
    Bjs
    Vaneli

    ResponderExcluir
  3. Oi Micheli, parabéns!!! Seu blog é muito legal, adorei o filme Uma lição de amor, é realmente muito emocionante. Sem contar que a trilha sonora "Lucy in the Sky with diamonds" faz referência ao LSD que muitas vezes, como outras drogas, poder trazer prejuízos aos fetos.
    Enfim, vc é muito consciente, adorei conhecer vc! Jussara

    ResponderExcluir
  4. Oi Micheli, adorei o seu blog é muito legal, eu estou fazendo Educação Infantil e encontrei nele tudo o que eu precisava parar minha pesquisa.

    Beijos , Maria José

    ResponderExcluir
  5. Oi Micheli, adorei o seu blog é muito legal, eu estou fazendo Educação Infantil e encontrei nele tudo o que eu precisava parar minha pesquisa.

    Beijos , Maria José

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meu último estágio será na Educação Especial.
    Vou utilizar os relatórios para fazer meu TCC, com foco em uma aluna com paralisia.

    ResponderExcluir